terça-feira, 26 de maio de 2020

O Encanto da Primavera em Anceriz


Anceriz como comunidade é atualmente uma aldeia desmobilizada e desmotivada. 
A vivência da sua população é cada vez menor e mais frágil. É cada vez mais dificil estabelecer laços de cooperação entre os ancerizenses para fins de interesse colectivo. O Centro Sócio-Cultural encerrou recentemente as suas portas, a saúde da Liga de Melhoramentos (será que ainda existe? ) está muito frágil, o ano passado não se realizaram  as tradicionais festas de Agosto porque os ancerizenses não se entenderam e nem foram capazes de constituir uma comissão para as organizar. O trabalho dos ancerizenses realizado no passado vai-se perdendo sem qualquer resultado  para o futuro. Por vezes as intrigas e "as dores de cotovelo" criam raízes tão profundas que frustam quaisquer boas vontades que possam aparecer.
Isto é Anceriz no presente e daqui para a frente se as querelas e radicalismos mentais forem enraizando e aumentando, Anceriz ficará reduzida a um povoado sem vida comunitária.
Quem fica indiferente a esta situação é a Primavera que volta todos anos a  Anceriz - sorrindo como sabe - florindo os campos com as mais variadas cores e odores, de que escolhemos a foto aí captada, pela uniformidade, em homenagem à estação do ano mais bonita e à aldeia.
Assim fossem os ancerizenses unidos a pensar, trabalhar e colaborar a uma só voz para o futuro, engrandecimento, bem da aldeia e de todos.
Anceriz merece!

Sem comentários: