sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Nuvens escuras sobre Anceriz


Está previsto Anceriz perder o estatuto de freguesia, com a nova Reforma da Administração Local.
É caso para fazer um  balanço e perguntar : Que fizeram de essencial os vários autarcas locais nos seus mandatos em prol de Anceriz para dignificar a aldeia e engrandecê-la?
Estarão os do actual mandato de consciência tranquila na hora de deixar o barco?
Perderam-se muitas horas e muito tempo em rivalidades e mexericos estéreis que se promoveram e cultivaram entre os ancerizenses, com tricas partidárias e caciquismos com as Comissões de Festas e  Liga de Melhoramentos.
Nunca houve engenho e arte em coordenar o movimento dos remos para um rumo determinado e engrandecedor da terra. A luta caciquista pelo poder, domínio e controlo da freguesia, instituições e manipulação de comissões acerrando e reavivando rivalidades entre ancerizenses nunca foram benéficas para a aldeia e população residente. Anceriz perdeu. Houve alguém que ganhou?
Desbarataram-se recursos financeiros em algumas inutilidades. A promoção e dinamização de Anceriz para os seus habitantes ficou por realizar.
Agora quem vai assumir e lutar pelo desenvolvimento económico, social, na assistência na saúde  aos residentes e defesa de Anceriz para melhorar a qualidade de vida da sua população?
A Liga de Melhoramentos? Com quem? A que ritmo e com que voz?

2 comentários:

Nunes, José disse...

No fim-de-semana de 10 e 11 de março deste corrente ano, tive conhecimento de que não iria em agosto se realizar a Festa Nossa Senhora de ao Pé da Cruz nos moldes habituais, devido ao facto de os Mordomos nomeados (praticamente a totalidade) terem desistido, assim segundo fui informado irá ocorrer unicamente a parte religiosa da festa. É de lamentar que tudo em Anceriz venha a terminar…

deanceriz disse...

Aos morddomos nomeados cabe a responsabilidade em primeiro lugar de dignificarem a terra com a realização da Festa. As gentes de Anceriz também têm o dever de chamar à responsabilidade os nomeados.
Por último para que servem os elementos da Junta de Freguesia e da Liga de Melhoramentos, que não seja em primeiro lugar defender os interesses da terra, no fundo os seus interesses e dos habitantes de Anceriz?

Os autarcas da Junta de Freguesia ficam indiferentes a isto?
Se ficam não mereceram o voto dos ancerizenses.
Se os residentes em Anceriz não pugnarem pela elevação, conhecimento e difusão de Anceriz, quem vai fazê-lo?

É um crime a Festa não ser realizada pelas razões que diz.