sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Manuel Baptista

Manuel Baptista, em foto do princípio da década de 80, foi um cidadão de Anceriz que viveu seu tempo e Anceriz à sua maneira.
Muito humilde, trabalhador, amigo de seu amigo, muito prestável, era pessoa que nos festejos da aldeia tinha presença marcante e singular no circulo de seus conterrâneos e amigos.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mourisia - Construções típicas

Construções, em extinção, características da região da Serra do Açor. À esquerda e em fundo construções antigas e à direita uma casa de habitação de aparência recente ou reconstruída, com a porta pintada de azul, uma cor que se vê muito em portas e janelas na região.
Material usado nas construções: xisto (pedra) nas paredes e no telhado (placas) - ardósia.
Mourisia é uma pequena aldeia do concelho de Arganil, vizinha de Sobral Gordo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Procissão 1977 - Anceriz

Parte do cortejo da Procissão em Honra de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz na Rua Principal de Anceriz no ano 1977.
Nesta foto para além de outras pessoas de Anceriz, reconhece-se à esquerda de "pull-over" branco, Manuel Ribeiro, irmão de Alfredo Ribeiro, um natural da terra que, embora vivendo em Almada fazia questão em estar presente e incorporar-se no cortejo junto à imagem.
Pegando à frente no andor da padroeira, de camisa branca e casaco vemos seu sobrinho Acácio Ribeiro recentemente falecido.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Avô - Uma vista geral

A vila de Avô pertencente ao concelho de Oliveira do Hospital, faz fronteira com Anceriz, vista no mês de Novembro, das "Varandas de Avô" na estrada que liga a vila a Vila Pouca da Beira e Vendas de Galizes.
Avô tem uma excelente praia fluvial, com piscina para crianças, que no Verão atrai muitos turistas nacionais e estrangeiros e gentes das redondezas.