segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Soito da Ruiva

Uma perspectiva de Soito da Ruiva, aldeia da freguesia de Pomares, onde se observa um grande contraste entre as habitações, por força do "progresso" ou modernismo.
Umas construídas ou recuperadas em estilo "progresso", outras mantendo a traça original e utilizando material da região - o xisto, embora o telhado seja em telha moderna. Apesar dos contrastes ainda há construções que se mantém fiéis à tradição da região: paredes em pedra e telhado com placas de xisto. Para conhecer a aldeia, temos de subir e descer quelhas ou estreitas e pequenas escadarias, o que não deixa de ser agradável para quem ainda tiver pernas e fôlego para o fazer.
A paisagem envolvente é muito bonita em qualquer época do ano.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Barril de Alva

Barril de Alva é uma povoação singular na região pelo tipo de povoamento disperso do casario, que nos oferece. Povoação sede de freguesia muito soalheira, banhada pelo Rio Alva, dispõe no Verão de uma pequena praia fluvial e um belo Parque de Merendas associado. Esta paisagem podemos observá-la e admirá-la da estrada que liga directamente Coja a Vila Cova de Alva.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Cidadãos de Anceriz

Foto com quase 30 anos. Estávamos no início dos anos 80 do século XX quando esta chapa foi batida em Anceriz, no mês dos festejos - Agosto. O primeiro da esquerda é Henrique de Almeida (irmão de Artur de Almeida) e o último à direita Zé Boto.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Três aldeias portuguesas...com certeza!

Ao longe um trio de aldeias portuguesas da Beira interior e do distrito de Coimbra, duas do concelho de Arganil, em primeiro plano Vale do Torno, Porto Silvado à direita e Gramaça a aldeia no topo à esquerda, pertença do concelho de Oliveira do Hospital.
A partir de Pomares por estradas sinuosas e estreitas, em condução prudente, contornando por vezes as encostas da serra, podemos aceder a estas aldeias e simultâneamente apreciar bonitas paisagens.